Tributo a Jahlú Man. Membro-Fundador do Reggae Nacional. RIP KING

0
3707

jahlu4O membro fundador da banda de Reggae nacional One Love Family e pai acarinhado de uma numerosa família ligada à cultura Rastafari, Jahlú Man faleceu esta tarde, dia 26 de Maio, deixando um longo e excelente legado:

Temos que pensar nas gerações vindouras e não apenas em nós

Jahlú nasceu na Ilha do Sal em Cabo Verde, durante uns tempos morou na Holanda, mas foi em Portugal, mais propriamente em Fonte Longa a uma hora de Coimbra, num amplo espaço verde que decidiu viver com a sua família e começar o projecto musical familiar, intitulada de One Love Family. O projecto de Roots/ Reggae nasceu em 1976 embora apenas ensaiavam sem dar concertos, mas à medida que a família foi crescendo, os talentos dentro da banda foram aumentando, sendo que foi em 1998 que se estabilizaram.

allelujahDurante o seu percurso musical, a banda liderada pelo patriarca Jahlú subiu vários palcos nacionais de norte a sul do país, emanando mensagens e vibrações positivas, deixando qualquer yard em delírio. O álbum Allelujah bem como o Revolution foram exemplo disso, com incríveis músicas de pura inspiração que nos transmitem uma vibe de paz e tranquilidade. Todos os singles da banda foram escritos e produzidos pela família e todas elas pretendem defender a mensagem de união entre todos, amor ao próximo e paz, utilizando a sua lírica consciente, mostrando também o outro lado da suposta realidade que o sistema passa à sociedade.

revolutionA 2 de Agosto de 2013 nasce a Associação One Love Family, com o objectivo cultural, ambiental e recreativo, onde o principal objectivo é transmitir e promover valores que se relacionam com um estilo de vida auto-suficiente e consciente, através da partilha de conhecimentos e produção de músicas conscientes, vivendo sobre a cultura e crenças Rastafari. Comprometidos com a defesa da Natureza, a associação também inclui actividades de agricultura ecológica focando-se em produtos biológicos para além da bio-construção que pretende divulgar uma alternativa diferente ao modo convencional à construção das casas modernas.jahlu5

Jahlú defendia que: Se acreditarmos na Humanidade como uma grande família seremos menos egoístas e mais livres!”

É certamente, uma enorme perda sentida no reggae nacional. E o que leva-nos a pensar duas vezes, se vale a pena continuar a lutar pelo mesmo. Selajahfary relembra com grande alegria, aquele ano em que acompanhámos a banda One Love Family de norte a sul do país, e onde tivemos a oportunidade de conhecer e conviver com Jahlú e toda a sua família.
jahlu2Já lá vão uns anos de amizade, há coisas que o tempo nunca fará esquecer, a mensagem que defendias, o modo como sentias a música, e todos aqueles momentos em que nos puseste um sorriso na cara e no coração. Para sempre um dos maiores mensageiros do reggae nacional! Há coisas que o tempo não fará esquecer, a tua mensagem! Rest in peace Jahlú ! Para toda a família e amigos, as nossas mais sinceras condolências…