O festival espanhol Rototom Sunsplash é caracterizado pela sua mensagem cultural que este ano atingiu 208.000 pessoas de 65 países, durante 7 dias em BenicàssimEspanha.

Depois de celebrarem 25 anos de trabalho árduo com uma incrível organização, o festival para além de receber o prémio de Melhor Acção Social na gala Premios Fest em Bilbao, e também serem elogiados no discurso da Ministra da cultura jamaicana Olivia Grange, aquando a UNESCO declara a cultura Reggae como património imaterial da humanidade, o festival é nomeado para várias categorias da gala Iberian Festival Awards.

As categorias incluem Melhor Festival de Grande Dimensão, Melhor Promoção Turística, Melhor Cartaz, Melhor Programa Cultural, Melhor Anfitrião e Recepção, Melhores Infraestruturas, Melhor Contribuição para a Sustentabilidade e Melhor Actuação Internacional.

A 4ª edição do Iberian Festival Awards realiza-se no dia 13 de Março de 2019, no teatro Afundación, em Vigo, Espanha, e as votações estarão abertas até dia 31 de Dezembro de 2018.