REST IN POWER! VAUGHN BENJAMIN – AKAE BEKA | MIDNITE

 É com grande tristeza que anunciamos a morte do grande Vaughn Benjamin, vocalista do seu projeto Akae Beka e da banda Midnite, com apenas 50 anos.

 Há cerca de duas semanas, Mark Miller, manager de Vaughn Benjamin apresentou-nos as datas para a tour europeia de 2020. Não havia sinais de doença ou motivo de preocupação, pelo que ninguém estava à espera. As causas da morte de Vaughn ainda não foram divulgadas, mas assim que soubermos de algo partilharemos convosco!

 Nascido em Antígua e criando em St. Croix, nas Ilhas Virgens, Vaughn era para além de muito inteligente, carismático e perspicaz, complexo, mas vivia uma vida simples.

  A extensão do seu intelecto e o intenso desejo de levar uma vida plena e com um propósito, alimentaram a paixão com a qual ele abordou o seu trabalho.  O seu amor pela música e uma sede implacável de conhecimento resultou numa colecção de escritos que durou mais de quarenta anos e acumulou um extenso catálogo de álbuns na sua vida.

 Assim, este homem excepcionalmente talentoso e seu irmão Ron Benjamin fundaram, em 1989, o que se tornaria numa das bandas mais influentes do reggae roots: Midnite.

 Após o lançamento do álbum de estreia Unpolished, em 1997, e especialmente Ras Mek Peace, em 1999, o uso inteligente das palavras de Vaughn Benjamin, os ensinamentos profundos sobre assuntos humanos e espirituais, acompanhados com a melodia que os músicos faziam, rapidamente ganharam reputação, e uma crescente de fãs que acompanhou a sua ascensão e assistiu aos seus concertos meditativos

 Embora os músicos da banda tenham mudado ao longo dos anos, Ron e Vaughn permaneceram o coração dos Midnite e viajaram pelos Estados Unidos, Caraíbas, Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul e Austrália por 25 anos.

 Mais de 55 lançamentos deram às pessoas de todo o mundo muito em que pensar: Akae Beka tratou cada tema de uma maneira completa, cantando sobre os problemas oprimidos, políticos, económicos e sociais, bem como sobre o amor e a dedicação sincera ao Movimento Rastafari

Em 2015, os irmãos embarcaram em viagens a solo. O trabalho de Vaughn continuou sob o nome “Akae Beka“, onde lançou 11 projectos, o último “Mek A Menshun” em Julho.

 O letrista prolífico era um intelectual cujo foco era tornar o mundo num lugar melhor da melhor maneira que ele sabia, trazendo uma consciencialização para muitos males sociais, económicos e políticos que a população mundial enfrentava, usando o seu dom de escrever.

 Uma vida curta, mas um legado tremendo, que trará um impacto duradouro, evidenciado pela música, letra, poesia e palavras sábias que Vaughn Benjamin deixou para trás.

Obrigado pela luz e sabedoria que nos transmitiste-te durante estes anos! A TRUE RAS FOR A REASON!