Reggae Portugal por Paulo Matos

0
58

O Reggae Portugal é um programa de rádio com transmissão em directo aos domingos entre as 20h e as 22h. Paulo Matos é o criador deste projecto que nasceu, no formato que hoje conhecemos, em 1999. O seu objectivo é simples: “a divulgação da música reggae de Portugal para o Mundo”, explica-nos Paulo.

Mas tudo começou em 1995, quando Paulo Matos, já apaixonado pela música reggae desde os seus tempos de secundário, mostrou interesse em ter um programa de rádio para “pôr uns discos a tocar”. Papa Paulo, criador do programa de rádio Fundamental Reggae, foi o responsável por fazer a ligação com a Rádio Solar, em Albufeira. E assim, durante alguns meses, Paulo Matos aprendeu e desenvolveu toda a técnica envolvente para um programa de rádio. Contudo, apenas no ano seguinte é que viria a passar o seu estilo de eleição.

Em 1998 entrou na organização Reggae Ambassadors Worldwide, com sede nos EUA, sendo o único português. Com esta afiliação ganhou novos conhecimentos e contactos que o permitiram estar totalmente envolvido na cultura do reggae. Ainda nesse ano surgia a sua primeira entrevista no seu programa, Solar Reggae. O entrevistado: Mad Professor. O site Reggae Portugal surgia então no ano seguinte pelas mãos do web designer Marcos Alves.

No site, estavam disponíveis as datas dos poucos eventos nacionais que existiam na época, bem como críticas aos discos de promoção que ia recebendo e links que remetiam para artistas e editoras nacionais e internacionais. Actualmente, acrescentam-se entrevistas e artigos. Além da divulgação do Reggae Português, Paulo Matos pretende divulgar o género em geral. Paulo continua “na casa que viu nascer o projecto”, a Rádio Solar, onde se pode acompanhar o seu programa, todos os domingos das 20h às 22h.