O festival Rototom Sunsplash é um lugar pacífico e livre para se desfrutar de um bom festival musical direccionado às vertentes do Reggae e cada vez mais, a organização do mesmo, tem tido uma forte presença quanto à defesa deste objetivo.

Portanto, de forma a garantir um festival ‘livre de comportamentos sexistas e violentos‘ e com um ‘acesso seguro a todas as pessoas para o lazer‘, a organização criou a nova área Punto Violeta que tem como objectivo ser um ponto de informação para prevenir ou mesmo, intervir em casos cujos direitos humanos tenham sido violados durante o festival.

O serviço enfrenta o desafio de informar, prevenir reforçando atitudes de respeito e intervir em eventuais agressões, sexuais ou não, e situações de assédio durante o período festivaleiro.Nós queremos que este Punto Violeta, em adição ao actuar em casos de sexismo, sensibilize e resolva qualquer incidente, reclamação ou queixas referentes a qualquer situação de LGTBiphobia, racismo ou violação dos direitos humanos de qualquer pessoa ou grupo, por qualquer motivo‘.

O Punto Violeta vai estar activo durante os dias do festival, de 16 a 22 Agosto, das 19h às 06h e vai ser gerenciado pela Cruz Vermelha. No espaço irá estar presente uma equipa de 3 especialistas em aconselhamento psicológico, legal e emocional, apoiados por profissionais da 24-hour Women’s Centre e voluntários com a devida formação.