Permacultura | Uma Solução Sustentável

0
44

7Diagnosticar todos os problemas que a humanidade enfrenta e encontrar soluções para os mesmos é uma luta constante. Para tal, é necessário criar recursos, mas apenas se as comunidades estiverem dispostas a fazer algo para mudar.
Uma solução incrivelmente poderosa e totalmente plausível é a Permacultura.

4O que é a Permacultura?

O nome provém da junção das palavras inglesas permanent e agriculture (agricultura permanente), cujos princípios são a construção de sistemas de vida sustentáveis – seja cultivo de alimentoságuadesenvolvimento comunitário ou a implementação tecnológica – cujo trabalho baseia-se nas leis naturais do universos, opondo-se aos sistemas que apenas beneficiamhumanidadeprejudicam os sistemas ecológicos naturais.pp

A Permacultura é um sistema projectado para criar ambientes humanos susentáveis… [isto envolve] um design consciente e uma manutenção de ecossistemas agrícolas produtivos, que têm a diversidade, estabilidade e resistência de ecossistemas naturais‘ – Bill Mollisonfundador da Permacultura.

Para um melhor desenvolvimento deste sistema, é preciso compreender as 3 regras importantes da Permacultura:

> Cuidado da Terra: Inclui a faunaflora, e os elementos naturais (plantasanimaisterraáguaar).

> Cuidado pelas Pessoas
: Promover a auto-confiança e responsabilidade da comunidade, sendo que é necessário o acesso aos recursos para a existência humana.

> Impor Limites: Significa limitar o consumo e abandonar os excessos de tempo, trabalho, dinheiro, informação e energia, de forma a alcançar objectivos de auto-suficiência.

principiosA Permacultura envolve um infinidade de conhecimentos, ideias e práticas, sendo que requer tempo e dedicação, mas tem uma grande capacidade de transformar o mundo. É importante que todos os activistas e ambientalistas estejam actualizados acerca deste assunto. Nada se muda na sociedade se não existir uma compreensão adequada do meio-ambiente, respeitando os seus próprios termos.

6O fundador da Permagora, Eric McCool, é um activista e entusiasta deste sistema que teve a ideia de unificar a permacultura com agorismofilosofia da revolução pacífica que defende a contra-economia, ou seja, uma sociedade em que todas as ‘relações entre as pessoas são trocas voluntárias um mercado livre‘.

O seguinte vídeo aprofunda os conhecimentos base sobre a Permacultura e explicita a extrema importância da construção de novos sistemas que podem apoiarhumanidade, sem prejudicar Natureza.