PARK PRESCRIPTIONS | O MELHOR REMÉDIO É A NATUREZA!

0
28

swNa actualidade existem provas suficientes das consequências pelos fármacos, que ao melhorar um problema, cria outro. Por esta razão, um grupo de médicos dos EUA estão a usar uma nova abordagem e a aconselhar os seus pacientes a, literalmente, passear.
São chamadas ‘Park Prescriptions‘ ou receitas do parque, que desde 2008 têm-se expandido pelo mundo devido ao aumento da obesidade e transtornos mentais que podem ser ultrapassados em união com a Natureza. Para além de longos passeios, estes médicos também prescrevem uma dieta mais saudável, baseada em frutas, legumes, vegetais e todas as outras fontes de vitaminas.
tlO resultado deste tipo de intervenção na vida dos pacientes, tornou-se inspirador para além que incentiva o estudo cientifico que comprova que o exercício físico liberta endorfinas no cérebro, substâncias responsáveis pela sensação de paz e tranquilidade ligada ao bem-estar e prazer.

Dra. Dapne Miller de São Francisco: ‘é mais fácil manter um programa de exercícios quando estamos ao ar livre, possivelmente devido à mudança de paisagem e ar fresco ou como a mesma indica: a envolvência da caminhada‘.

Pediatra Dra. Nimali Fernando da Virgina: Acredita na comida saudável e na prática de exercício físico, pelo que o seu escritório é um jardim temático com salas de exames e uma cozinha onde se realizam várias aulas culinárias que também passadas em formato digital na sala de espera.

Dr. Robert Zarr de Washington DC: Num dos seus casos de obesidade numa jovem adolescente, o médico disse-lhe que em vez de ir de autocarro para a escola, fosse a e que começasse a andar pelo parque. Como resultado, a jovem perdeu peso e sentia-se mais feliz.

wsA obesidade, diabetes e distúrbios na saúde mental são um problema crescente nesta geração e algumas crianças com sintomas de TDAHTranstorno do Défice de Atenção com Hiperatividade –, que provocam perturbações na sala de aula, levam os professores a falar aos pais sobre a Ritalina (que funciona como estimulante do sistema nervoso) ou outras intervenções farmacêuticas até aos pediatras e psicólogos/psiquiatras.

mkDevido às crescentes evidências cientificas que indicam que o contacto com a Natureza ajuda a prevenir ou aliviar certas doenças crónicas associadas à vida urbana, o Dr. Zarr criou um site com dados online acerca dos 350 espaços verdes no seu distrito. Todos os médicos que adoptem por esta estratégia tem este programa para que possam inserir os códigos-postais dos pacientes e encontrar os parques dentro da área, sendo que actualmente os EUA têm, no mínimo, 50 programas de benefícios saudáveis na Natureza.

Na Austrália os especialistas discutem as vantagens do exercício físico nos parques e no Reino Unido, os médicos prescrevem os ginásios verdes, onde as sessões ao ar livre são lideradas por membros de grupos de conservação. Os participantes não só melhoram a saúde e resistência como contribuem para a preservação do meio-ambiente, tal como plantar árvores ou limpar os espaços verdes. O Japão tem o seu próprio programa da Natureza chamados Shinrin Yoku, que incentiva as pessoas a passarem um tempo pelas florestas.

Comida Medicinal:

wqEm 1965, o médico e activista dos direitos civis, Dr. Jack Geiger fundou um centro de saúde comunitário no Mississipi onde prescrevia receitas de alimentos para os pacientes desnutridos. O mesmo pedia às mercearias para enviarem frutas, legumes e outros produtos saudáveis para o centro de saúde e depois de ser interrogado sobre o programa pelo escritório das oportunidades económicas (quem financiava o centro), Geiger respondeu; ‘quando se lida com o diagnóstico de desnutrição, a comida é a medicina‘.

Posteriormente à estabilização desta ideia, outros médicos começaram a seguir o mesmo caminho, sendo que receitavam alimentos nutritivos contra os problemas de saúde.
wfEm 2013 a Wholesome Wave cujo objectivo é a defesa de um sistema alimentar mais saudável, juntamente com o departamento de Saúde e Higiene Mental de Nova Iorque, lançaram um programa de receitas com frutas e vegetaisFruit and Vegetable Prescription Program – onde os médicos dão cupões que podem ser trocados por frutas e legumes em mercados de agricultores da cidade. Da mesma forma, a Boston Medical Center criou uma despensa de produtos que fornece alimentos complementares e terapêuticos para os seus pacientes.

tgConcluindo, estes programas são eficazes na redução do índice da gordura corporal e stress, levando à diminuição de doenças crónicas e uma melhoria de saúde a longo prazo. Mas antes de esperar para ficar doente, mais vale prevenir que remediar e começar a ter encontros com a Natureza e uma alimentação mais saudável. O corpo, mente e saúde agradecem! 😉

Para teres uma melhor ideia, vê este vídeo da Wholesome Wave Mission:

Wholesome Wave Mission Video from Wholesome Wave on Vimeo.