Museu do Reggae Maranhão | Primeira casa temática fora da Jamaica!

0
3

Intitulado como Museu do Reggae Maranhão, a primeira casa temática fora da Jamaica sobre esta vertente musical, inaugurou o seu espaço no dia 18 de Janeiro de 2018, no Centro Histórico de São Luís, Brasil.

A casa com 397 m² foi um sonho realizado entre a comunidade, o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, tendo como objectivo eternizar memórias e influências do Reggae nesta zona do país.

Alguns materiais foram doados por pessoas da comunidade, artistas e coleccionadores, nos quais se podem encontrar discos de vinil, gravações, documentários, livros, artigos, jornais, revistas, fotografias, roupas, acessórios e algumas relíquias, como a guitarra usada no primeiro concerto da Tribo de Jah, um dos grupos pioneiros a influenciar esta cidade e a radiola de Edmilson Tomé da Costa, conhecido como Serralheiro e uma das principais figuras a tocar este género musical no Maranhão, durante a década de 70.

Localizado na famosa Praça do Reggae, local habitual de festas de reggae maranhense, o museu dispõe de 4 salas que homenageiam alguns clubes tradicionais de reggae espalhados pela cidade como a sala Clube Pop Som, Clube Toque de Amor, Clube União do BF e Clube Espaço Aberto. O quinto espaço foi intitulado de sala dos Imortais, que faz tributo aos grandes artistas do reggae maranhense que já faleceram.

 

 

É sem dúvida um excelente espaço cultural a conhecer com uma história incrível, explicada pelo director do museu Ademar Danilo, no seguinte vídeo!
Enjoy it! 😉