Londres honra Bob Marley com a histórica Placa Azul

0
8

Pouco tempo depois da tentiva de assassinato na Jamaica, Bob Marley, regressou àquela que chamou de segunda casa, Londres, para se afastar de toda a confusão e concentrar-se na sua música, tendo sido aqui que finalizou o álbum Exodus.

Cerca de 40 anos depois, o cantor recebe mais uma linda homenagem no meio da cidade de Londres, tendo sido instalada a famosa placa azul (blue plaque) na residência em Chelsea, onde viveu com a banda The Wailers, durante a década de 70.

As placas azuis são uma iniciativa da organização English Heritage que celebram a ligação de um local público com uma pessoa ou evento famoso que tenha falecido, no minímo, há 20 anos. O historiador David Olusoga, membro do painel inglês afirma: ‘Personally, I am particularly excited by the Bob Marley plaque. Marley was more than a brilliant musician, he became a cultural icon who blazed a trail for other black artists‘.

A casa localiza-se em Oakley Street na rua King’s Road, e quando a banda não estava em gravações ou a relaxar, davam um pequeno passeio pela cidade, passando pela ponte Albert Bridge até ao parque Battersea Park, onde jogavam football. Marley viveu aqui até ao fim dos anos 70, pouco tempo antes de regressar à Jamaica onde faleceu com cancro cancro.