Entrevista ao Artista Tommy Mccook

0
45

kjTommy McCook foi um excelente saxofonista de naturalidade jamaicana, mais conhecido como um dos membros fundadores da famosa banda de ska, The Skatalites, bem como também trabalhou como produtor para os The Supersonics de Duke Reid e apoiou muitas sessões musicais para Bunny Lee e para o grupo The Revolitionaries no estúdio Channel One Studios, durante a década de 70.
A carreira musical do artista começou aos 11 anos, quando tocou um safoxone tenor pela primeira vez na Alpha Boys School, em Kingston, onde se juntou à orquestra de Eric Dean.

mmEm 1954 viajou para Miami, onde ouviu falar do artista John Coltrane e rapidamente apaixonou-se pela música Jazz.
Em 1962 regressou à Jamaica, a fim de conhecer produtores e gravar algumas músicas, dentro deste estilo. Eventualmente, conseguiu gravar uma sessão de Jazz para Clement Coxsone Dodd, que acabou no lançamento do álbum Jazz Jamaica.

A Novembro de 1963, adaptou o tema “Exodus” de Ernest Gold no estilo musical Ska e gravou-o com músicos que brevemente seriam os fundadores da banda The Skatalites.

piEm 1964, depois de um tempo como banda de rhythm and blues de estúdio para a produtora Studio One, Don Drummond (trombonista), Tommy McCook (saxofonista e flautista), Roland Alfonso (saxofonista), Lester Sterling (saxofonista), ‘Dizzy Johny Moore (trompetista), Lloyd Brevet (baixo), Jackie Mittoo (pianista e órgão) e Jah Jerry Haines (guitarrista), elevaram a sua carreira para fora dos estúdios, como banda assumindo o nome The Skatalites.

Durante as décadas de 70 e 80, o artista gravou inúmeros sucessos tanto para a banda como para outros artistas com quem trabalhou como Bunny Lee & The Aggrovators, Bob Marley, Bunny Wailer, Bob Marley, Toots & The Maytals, Bobby Ellis, Yabby You, Herbie Mann entre outros.

Com uma excelente carreira, este artista colaborou imenso para a evolução da música jamaicana, sendo conhecido como uma grande referência dentro da indústria musical Reggae.

Vê esta excelente entrevista do artista, que partilha algumas histórias da sua carreira musical e experiências da sua vida e desfruta da cultura 🙂