É Oficial! Unesco declara cultura Reggae Património Imaterial da Humanidade!

0
0

No passado dia 29 de Novembro, a inscrição da Jamaica para incluir o Reggae na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO foi oficializada!

A Unesco afirma que ‘a cultura Reggae contribui para debates internacionais sobre questões de injustiça, resistência, amor e humanidade, destacando o elemento musical como um só componente sócio-político, sensual e espiritual.’

O estilo musical que é considerado a voz do povo; ‘Ainda no seu início, a música Reggae foi a voz dos marginalizados e é agora tocada e sentida por uma larga secção da sociedade que inclui vários gêneros, etnias e grupos religiosos‘, juntou-se à lista de tradições culturais que incluem equitação da Escola Espanhola de Equitação em Viena, um ritual mongol de persuação de camelos e marionetas checas, entre mais de 300 práticas tradicionais que vão desde construção de barcos a peregrinações, culinária e dança.

A reunião da UNESCO realizou-se numa agência da ONU na ilha Maurícia, onde foram consideradas 40 propostas, nas quais o Reggae competia com as inscrições de artesanato de palha das Bahamas, wrestling sul coreano, arremesso irlandês e fabricação de perfumes na cidade de Grasse – sul de França.

A ministra da Cultura da Jamaica, Olivia Grange realça ser ‘um dia histórico! Estamos muitos felizes!’ e num grandioso discurso, o festival Rototom Sunsplash foi destacado por fazer passar a mensagem cultural num evento anual que atrai milhares de fans deste estilo musical. Olivia Grange finaliza este feito com um clássico de Bob Marley.