BE vai apresentar Nova Prosposta para a Legalização da Marijuana em Portugal! Será que é desta?!

0
200

À Terceira É De Vez!‘ Depois de duas tentativas em 2001 e 2015, o Bloco de Esquerda volta a propor este ano a legalização da Cannábis para fins medicinais e recreativos, uma vez que se vê em maioria no parlamento português.

Apesar da luta do ano passado, cuja proposta defendia o cultivo pessoal até 10 plantas e as quantidades não podiam exceder o consumo médio para 30 dias, para além da criação de salas de consumo assistido, o resultado foi apenas a descriminalização do uso da cannábis. A voz do partido, Catarina Martins espera ganhar a guerra a favor da legalização, uma vez que até ao Verão irá apresentar dois projectos de lei sobre a posse e consumo.
O PCP aceita debater o assunto para fins medicinais enquanto os outros partidos ainda não apresentaram uma posição oficial.

Embora ainda não se saibam quais as prospostas, o Bloco de Esquerda volta a insistir baseado em ‘investigações recentes que demonstram os benefícios da utilização de Canábis numa série de doenças‘. Sendo assim, um dos factores é a prescrição da planta, uma vez que recentemente o Infarmed apresentou o Sativex, um medicamento autorizado em Portugal para os doentes de esclerose múltipla que contém componentes canabinóides. ‘Não existe no mercado não por ser ilegal, mas porque os médicos não prescrevem‘.

Para além da venda de medicamentos nas farmácias, o BE defende que os doentes possam comprar ou cultivar e ainda criar clubes sociais e coffe shops para o consumo recreativo pois ‘a legalização ajudaria no combate às redes de tráfico‘ uma vez que o acesso a esta planta é criminalizado. A solução é uma regulamentação rigída e exigente na produção e distribuição, sendo que adiantam com a intenção de ‘criar um imposto especial sobre o consumo‘.

Conhece algumas razões do BE a favor da legalização, que nós apoiamos e esperamos que o Governo os deixem cumprir! E tu, és a favor ou contra?