Depois de uma década preso e quase livre para voltar às suas roots, Buju Banton enfrenta um novo problema na sua vida, divulgado por parte do canal americano ABC News.

O caso de Mark Myrie, aka Buju Banton, remonta até ao ano de 2011, quando o artista vencedor de 3 Grammys, foi considerado culpado por conspirar com outros 2 homens para a posse de 5kg de cocaína na cidade de Sarasota, Flórida. Banton testemunhou no julgamento que tinha sido apanhado numa cilada pelo informante federal Alexander Johnson e que nunca quis comprar drogas. Banton adiantou que conheceu Johnson num voo transatlântico e que falou sobre drogas para impressioná-lo pois pensou que o mesmo tinha conhecimentos dentro da indústria musical.

Ao júri, composto por 12 cidadãos no tribunal de Tampa, Flórida, foi revelado um vídeo onde Banton provava cocaína num armazém em Sarasota 2 dias antes dos outros dois homens terem sido presos pela tentativa de compra de drogas a um polícia infiltrado.
O artista foi detido na sua casa em Miami.

Durante este tempo, Buju esteve a cumprir a sua pena na prisão McRae Correctional Facility, no estado americano Geórgia, e pretende voltar para a Jamaica e continuar com a sua carreira musical quando sair em liberdade no próximo mês de Dezembro.

No passado dia 27 de Maio, a ABC News transmitiu o vídeo acima referido que durante o seu julgamento foi considerado prova confidencial. O advogado representante David Markus defende o artista ‘Mark é um guerreiro‘ e declara ‘ Ele lutou nos 2 julgamentos e inúmeros recursos contra um sistema que incluía um júri corrupto. Ele poderia ter aceite o acordo no primeiro julgamento que o teria enviado para casa, mas a filosofia de Mark é que é melhor lutar sobre os pés do viver de joelhos‘.

Surgem agora questões acerca da integridade do canal em revelar um vídeo selado por justiça a 7 meses do artista sair em liberdade e a razão de um canal de notícias que mostrou pouco interesse na vida e carreira de Buju escolheu produzir um artigo que omite informações importantes relativamente ao caso.

Mais recentemente, a equipa de Buju Banton agradece por todo o apoio direccionado ao artista e declara que ‘os factos do caso são uma questão pública e que confiam em jornalistas responsáveis que irão certificar-se em relatar a história completa. Buju aprendeu com o passado e encontrou paz com a decisão do tribunal. Por enquanto, está focado no seu futuro; em voltar para a família, produzir música para os seus seguidores e dar a sua contribuição positiva para a sociedade. Para todos os que não ofereceram o seu apoio, pedimos que permitam que o artista continue o seu percurso de redenção em paz e harmonia enquanto trabalha para reconstruir a sua vida e carreira‘.

Confere o vídeo e dá-nos a tua opinião!